A proposta do site iAPOiS é entender quais as imagens que Alagoas reconhece como sendo a sua cara. Para isso, apresenta fotografias com cenas de comadres conversando na porta de casa, no final de tarde, ou uma lata repleta de castanhas no meio do fogo.
As imagens podem ser conferidas no endereço eletrônico iapois.com.br. O site quer ser referência e dar visibilidade ao trabalho documental de vários fotógrafos que atuam em Alagoas ou que passaram pelo estado e registraram os hábitos da forma alagoana de ser e do seu dia-a-dia.
O site iAPOiS exibe fotos das lavadeiras do rio São Francisco, da própria torra artesanal da castanha do caju, fotos da religiosidade indígena do povo Wassu-Cocal e também expressões afro-brasileiras como a lavagem da calçada da igreja Nosso Senhor do Bonfim, em Maceió, ou um jogo de capoeira na praia, além do carro de boi, ícone do interior e orgulho do sertanejo.
São imagens de diversos fotógrafos, que de forma colaborativa, se propõem a identificar, além das paisagens das belas praias, o que representa os habitantes de Alagoas e suas conexões com as águas, rios, canais, lagoas e mar.
“Queremos descobrir quais são as imagens que caracterizam Alagoas. E ao mesmo tempo, propor uma reflexão sobre a identidade cultural do estado e refletir se nossa cara é o Guerreiro, o batuque do Coco de Roda, ou ainda, as cenas do nosso cotidiano, como o vendedor do carro de frutas anunciando ‘olha a melancia, tem banana da boa e alface verdinha’ ou a placa na porta que anuncia a venda de flau”, diz o idealizador da iniciativa, o jornalista e fotógrafo Paulo Marcondes.
Paulo destaca que outra característica importante do site é a licença de uso, que pré-autoriza o uso das fotos e textos para fins educacionais e culturais, sem fins lucrativos. Ele também enfatiza a necessidade de mencionar o nome do fotógrafo, dando o crédito autoral exigido por lei.
O site ainda possui algumas acessibilidades, como a ferramenta VLibras, que transcreve os textos para a Linguagem Brasileira de Sinais (Libras) e a autodescrição das fotos, bem como a áudio descrição das imagens.
Paulo completa: “O site iAPOiS é um acervo imagético dos hábitos e costumes que sobrevivem ao processo de urbanização nos nossos sertões, assentamentos e sítios rurais, passando pelas imagens urbanas que oferecem um forte potencial emotivo, que valorizam as tradições e origens e contribuem na salvaguarda, através do registro fotográfico e pela difusão das imagens no universo do mundo on-line”, comenta.

Além do site iapois.com.br, os trabalhos podem ser conferidos nas redes sociais @iapois_alagoas, no Instagram; e @iapoisdasalagoas, no Facebook.
O projeto foi contemplado com recursos federais pela Lei Paulo Gustavo, em 2024, através do edital da Secretaria do Estado da Cultura e Economia Criativa, Governo de Alagoas e do Ministério da Cultura, Governo Federal.