Mãe Bernadete — Foto: Jornal Nacional/Reprodução
Um dos homens apontados como executores da líder quilombola Mãe Bernadete foi preso na manhã desta sexta-feira (12), em Simões Filho, na Região Metropolitana de Salvador. O crime aconteceu em 17 de agosto de 2023. Segundo a Polícia Civil, Josevan Dionisio dos Santos, conhecido como “BZ” ou “Buzuim”, foi preso após ser perseguido por policiais e fazer a companheira e…
Um dos homens apontados como executores da líder quilombola Mãe Bernadete foi preso na manhã desta sexta-feira (12), em Simões Filho, na Região Metropolitana de Salvador. O crime aconteceu em 17 de agosto de 2023.
Segundo a Polícia Civil, Josevan Dionisio dos Santos, conhecido como “BZ” ou “Buzuim”, foi preso após ser perseguido por policiais e fazer a companheira e os dois filhos reféns.
As equipes da Coordenação de Operações e Recursos Especiais (Core) iniciaram negociação estratégica que garantiu a libertação das vítimas sem ferimentos e a rendição do homem. Uma pistola calibre 9 mm, de fabricação turca, com numeração raspada foi apreendida.
“BZ” foi incluído no Baralho do Crime, catálogo que reúne informações dos foragidos mais perigosos da Bahia, em abril do ano passado, e era procurado desde então.
Além do assassinato de Mãe Bernadete, Josevan também é investigado por integrar grupo criminoso atuante em Simões Filho e região, envolvido em roubos, tráfico de drogas e homicídios. Ele foi conduzido à sede do Departamento de Repressão e Combate ao Narcotráfico (Denarc), onde passou pelos exames legais e permanece custodiado à disposição da Justiça.
Em entrevista à TV Bahia, Jurandir Pacífico, filho de Mãe Bernadete, disse que a prisão do suspeito traz um alívio para a família, mas que ainda cobra por respostas sobre quem foi o mandante do crime.