Unidade Pediátrica de Palmeira completa 1 ano com mais de 10 mil atendimentos
A Unidade de Saúde da Criança de Palmeira dos Índios, referência em pediatria no município, comemora nesta sexta-feira (26) o primeiro ano de funcionamento. Nesse período, mais de 10,5 mil crianças receberam atendimento especializado e humanizado, em funcionamento diário das 7h às 19h, inclusive fins de semana e feriados.
Coordenada por Natália Tenório e com apoio de 24 profissionais, a unidade também abriga desde janeiro o núcleo de Vigilância Epidemiológica, responsável pelo monitoramento de doenças e surtos. Só em 2025, foram investigados casos suspeitos de meningite, notificações de efeitos adversos pós-vacinação e mais de 700 episódios de diarreia em crianças.
Implantado na gestão do ex-prefeito Júlio Cezar, o serviço é exclusivo para moradores da cidade e funciona por demanda espontânea, acolhe desde casos leves até situações que exigem encaminhamento para a UPA ou hospitais de referência.
A prefeita Tia Júlia destacou a importância da Pediatria para o município. “A Pediatria municipal foi um ganho para a nossa população. O Agora, o desafio é ampliar a equipe e fortalecer ainda mais os serviços de saúde prestados às nossas crianças”, disse a prefeita.